Trilhar o caminho

Desde cedo é preciso traçar um projeto de vida, saber da importância de um planejamento. Só é possível pavimentar um caminho se ele for bem pensado. 

Muitos constroem um traçado para sua vida, porém encontram dificuldades em tornar realidade, “pavimentar” o caminho. O projeto inicial é mais importante que a pavimentação final, neste caso a perseverança é indispensável. Quando se tem uma base sólida, com material adequado o resultado final será sempre positivo. 

É necessário um planejamento financeiro para a vida, pois este ajudará na conclusão dos objetivos. Por outro lado é fundamental e indispensável um projeto humano integral contemplando de forma especial a dimensão espiritual. A dimensão da espiritualidade, mais do que nunca precisa ser trabalhada com muita seriedade. Hoje não basta falar de Deus, é preciso experimentar Deus. Fazer a experiência de Deus o compromisso para toda vida. Com base firme é possível construir uma caminhada sólida e eficaz. 

A caminhada da Iniciação à Vida Cristã (IVC) é uma proposta clara como projeto de vida. Sendo bem iniciado todo cristão terá condições de superar obstáculos. Com base sólida pode se fazer uma experiência de Deus que vai além da catequese, sustentando a caminhada da vida, pois experiências positivas jamais serão esquecidas. O ser humano passa por diversas fases em sua vida, compartilha momentos de intensa felicidade, de tristeza, de vivência fraterna, dentre outras. Porém, na maioria das vezes, não acontece um planejamento, um projeto. Em muitas situações as “surpresas”acabam dificultando a relação com Deus e com o outro.

Todo e qualquer projeto precisa estar em harmonia com o interior para que ele possa ser executado com excelência. Talvez o que mais desafia os adolescentes, jovens e adultos é conhecer o amor de Deus, fazer a experiência e discernir por onde caminhar. 

Por Pe. Aldecir Corassa

Coordenador Diocesano de Pastoral

Publicada em 12/06/2017 às 08:40:01

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920