Maria na tradição da Igreja

No início do cristianismo está uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo. Ele veio da parte do Pai com a missão de revelar o amor misericordioso e anunciar, com palavras e obras, o Reino de Deus.

Nesta experiência com Jesus, o Filho de Deus, está a formação de uma comunidade de discípulos, que estiveram mais perto Dele, tiveram ensinamentos mais aprofundados, fizeram refeições com Ele, participaram das orações comunitárias e viram que muitas vezes Ele rezava sozinho ao Pai.

Após a ressurreição, esses discípulos foram enviados pelo Espírito (At 2,1-13) para anunciar que o Cristo foi crucificado, morto e sepultado, mas Deus Pai o ressuscitou e o constitui Senhor e Cristo (At 2,14-36).

Por quase 20 anos não havia nenhum escrito bíblico depois da morte e ressurreição de Cristo até que, no ano 51, Paulo escreve a primeira Carta aos Tessalonicenses, sendo esse o primeiro documento do Novo Testamento. Paulo escreve cartas até o ano 64, quando sofre o martírio. O primeiro evangelho a ser escrito é o de Marcos, pelo ano 65, seguido do Evangelho de Mateus pelo ano 80, o de Lucas pelo ano 85 e o de João pelo ano 90.

As escrituras bíblicas, obras do Espírito Santo, também são obras de uma Tradição oral. Antes de serem escritas, elas foram vividas, meditadas, fizeram parte de orações e composições de hinos, provérbios, frases de impacto guardadas e lembradas pela comunidade de fé. A Tradição Viva da Igreja agrupou o que circulava nas primeiras comunidades cristãs e compôs o que hoje conhecemos como o Novo Testamento.

Maria, a mãe de Jesus, é citada em muitas passagens da Bíblia. Pela Bíblia, sabemos que era uma virgem da cidade de Nazaré, prometida em casamento a um homem chamado José, e que ela gerou o Filho de Deus pelo Espírito Santo. Que ela esteve presente com o filho nos grandes acontecimentos da vida Dele. Do primeiro milagre, em Caná na Galileia (Jo 2,1-12), até a sua condenação e morte, em Jerusalém (Jo 19,25).

Após o período apostólico de pregação e anúncio daqueles que conviveram diretamente com Jesus, surge o período pós-apostólico, daqueles que não conviveram com o mestre mas ouviram falar dele. Nesse período, a figura de Maria se fortalece como exemplo para o seguimento de Jesus. A Igreja, comunidade dos discípulos missionários, é a chamada de Mãe que gera seus filhos pela água e pelo Espírito, no batismo e, aos poucos, Maria vai surgindo como mãe espiritual dos filhos da Igreja.

Toda a instituição, quando cresce, precisa resolver as novas questões que vão surgindo. Assim, a Igreja foi instituindo ministérios segundo a vontade do Espírito Santo, dividindo as atividades e clareando as verdades sobre a fé que eram questionadas pelos de fora e mal interpretadas até mesmo por quem fazia parte da comunidade. Defendendo a fé e combatendo as heresias, a Igreja, auxiliada pelo Espírito Santo, definiu que, em Jesus, a humanidade e a divindade formam uma unidade indivisível. Portanto, Maria, sendo mãe de Jesus segundo a carne, também pode ser chamada de “Mãe de Deus” (dogma da Mãe de Deus).

Sobre a divindade de Cristo e seu nascimento, a Igreja deixou claro que Maria concebeu virgem, todavia, permaneceu virgem durante e depois do parto (Dogma da Virgindade Perpétua de Maria).

No decorrer da história, a comunidade de fé já dizia que a mãe de Deus era tão pura que não tinha o pecado original. O Papa Pio IX decidiu declarara oficialmente essa verdade de fé (Dogma da Imaculada Conceição).

Por fim, a comunidade de fé tinha por confiança de que, no final de sua existência, o Filho Jesus não teria deixado sua mãe, mas teria conduzido ela para junto de si, de corpo e alma (Dogma da Assunção de Maria).

Sendo a Igreja, esposa de Cristo, onde o Espírito Santo distribuí os carismas e revela toda a verdade, por meio da Tradição Viva da Igreja, a fé em Jesus e a participação de Maria na obra de salvação do seu Filho chegou até nós.

Por Pe. Eliseu Lucas de Oliveira

Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Ajuricaba