A missão é de todos

Que bela missão é colocada em nossas frágeis mãos. Quantos desafios para levar adiante um projeto audacioso, o projeto de Jesus Cristo. Quantas alegrias conquistadas e partilhadas!

Pelo Batismo, somos emersos na morte e ressurreição de Cristo tornando-nos “novas criaturas”. Pelo sacramento, a partir da fé, inseridos na comunidade tornamo-nos cidadãos do céu, mas nunca um cidadão isolado. A partir de então somos parte de uma Igreja, o corpo místico de Cristo. Neste corpo desenvolvemos nossa missão, participamos de muitas atividades missionárias. Em nossas mãos está a responsabilidade de colocar o corpo místico em “movimento”, em constante renovação e atualização.

O projeto audacioso de Jesus Cristo é o nosso projeto. Ele convida-nos a mergulhar no mais profundo do seu ser, em sua dinâmica libertadora. Todo cristão é capacitado no exercício de sua missão para exercer seu sacerdócio com o testemunho de sua vida. Assim como uma criança aprende a se alimentar, sentar, engatinhar, falar e brincar, todo o batizado vai dando os primeiros passos na vida, avançando no  conhecimento do projeto de Jesus.  Assimilando-o, tenta colocar em prática, toma a liberdade de falar e por fim convida outros a fazerem parte desta caminhada. Este é o missionário, que se lança sem medo,  apenas porque confia no projeto. 

A fé do missionário pode não ser uma fé perfeita e madura, mas vai se desenvolvendo à medida que realiza a experiência do caminhar. Nessa dimensão, cada atitude, cada gesto, cada ação precisa ser celebrada, pois é expressão de adesão ao projeto, do crescimento e amadurecimento da fé. Sua missão é continuar o anúncio do Reino de Cristo numa perspectiva sempre crescente. 

Quantas experiências vivenciadas por tantos missionários, cristãos leigos comprometidos no anúncio do Reino! Quantos discípulos missionários de Jesus Cristo assumem sua missão e colocam-se a serviço do Evangelho. A missão dos batizados é a mesma missão que Jesus deu aos apóstolos enviando-os a todos os povos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. 


Por Pe. Aldecir Corassa

Coordenador de Pastoral

e Pároco da Paróquia São José de Pejuçara

Publicada em 10/07/2017 às 11:16:32

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920