Celebrar a Paz

Artigo - A encarnação de Jesus traz para a humanidade o rosto de Deus. A Palavra assume a fragilidade humana. A humanidade fragilizada encontra na encarnação do verbo a esperança.

Neste ano, mais uma vez, somos motivados a refletir sobre a paz. O tempo do Advento será um momento privilegiado para reflexão. A temática da paz não é apenas necessária, mas urgente. Olhamos ao nosso redor e já temos dificuldades de perceber ações de paz. Talvez o cansaço, o desânimo e a cultura do individualismo nos impedem de fazer uma verdadeira experiência de paz. Impedem-nos de ver no rosto dos irmãos o “autor” da paz. Os descasos com o ser humano dificultam a percepção da esperança... Parece que ela está aprisionada. 

O mundo, em sua fragilidade, precisa reconhecer o rosto de Deus. Precisa diferenciar os valores que distinguem os humanos dos animais. No rosto do irmão é preciso perceber os traços de Deus. “O Senhor abençoará o seu povo com paz” (Sl 29,11). Deus sempre tem um olhar de paz, basta deixar abertura para que Ele chegue e transforme o ser humano.

A humanidade anda, cada dia, mais fragilizada, “dilacerada” por uma cultura violenta quase incapaz de perceber que é possível  construir  a paz. Diz Santo Agostinho: “a paz é a tranquilidade da ordem de todas as coisas”. A paz não pode ser algo momentâneo, por isso ela é exigente. Não basta apenas querer! É preciso acolher a paz como dom na vida para que se multiplique. Urgente se faz promovera paz, começando pelos pequenos gestos: o olhar, o abraço, o cordial bom dia. Um coração feliz e cheio de paz contagia muitas pessoas. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4,7). 

Viver o Natal é estar com o coração em paz. É deixar Deus se encarnar na vida humana. Viver a paz do Natal é colocar-se no processo renovador e transformador do ser humano. Que a paz de Deus possa contagiar e transformar nossas vidas. Celebremos dia a dia a paz! Feliz e abençoado Natal!


Pe. Aldecir Corassa

Coordenador Diocesano de Pastoral


Publicada em 11/12/2017 às 16:44:32

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920