ADVENTO: TEMPO DE ESPERA E DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL

No dia 30 de novembro, conforme o calendário litúrgico da Igreja, iniciaremos um novo ano litúrgico com o Tempo do Advento. O significado da palavra Advento, do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: “chegar: vinda, chegada”. Este Tempo é uma preparação de quatro semanas para a vinda do Senhor Jesus no Natal. Assim temos: a primeira semana está centralizada na vinda do Senhor no final dos tempos. A liturgia nos convida à vigilância, mantendo uma especial atitude de conversão; a segunda semana nos convida, por meio de João Batista, a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão; a terceira semana pré-anuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor; a quarta semana nos fala do advento do Filho de Deus ao mundo. Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo para a nossa espera.

Em termos litúrgico e espiritual, podemos distinguir dois períodos deste Tempo: o primeiro (a primeira e a segunda semana) aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos orienta para a espera da vinda gloriosa de Cristo. Desta forma, as leituras nos convidam para vivermos a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: sua vinda no fim dos tempos, sua vinda agora, a cada dia, e sua vinda há dois mil anos; o segundo período (a terceira e a quarta semana) nos orienta, mais diretamente, à preparação do Natal. Somos convidados a vivermos com maior alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus. 

No Tempo do Advento não temos o Glória e a cor é a roxa. O símbolo principal deste Tempo é a Coroa (do Advento), contendo 04 velas que representam as quatro semanas. Vejamos o significado das cores das Velas do Advento. 1º domingo: Verde (vela da Esperança); 2º domingo: Branca (vela da Paz); 3º domingo: Rosa (vela da Alegria); 4º domingo: Vermelha (vela do Amor). Ainda no que se refere à Coroa do Advento, ela é um símbolo que evoca a Luz. Ela tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da História (cf. Cl 1,15-20). História esta que atingiu sua plenitude na Solenidade do Natal. Tudo isso é uma maneira de expressar que, enquanto durar nossa peregrinação aqui na terra, nos falta algo para que a nossa alegria seja completa. E quem espera, é porque lhe falta algo. E assim, quando o Senhor se fizer presente no meio de nós, haverá chegado para a Igreja a sua festa completa.


O Advento é ainda o ponto de partida e ponto de chegada do ano litúrgico. A Igreja se prepara para o Natal, recordando o nascimento histórico de Cristo. O Advento apresenta sempre a tríplice “vinda” de Cristo: Cristo veio, Cristo vem, Cristo virá - ontem, hoje e sempre – (cf. Hb 13,8) É esta a chave de leitura dos textos litúrgicos deste Tempo do Advento. Ele é também o nosso tempo; estamos sempre no “advento” de nós mesmos. A Igreja vive e celebra esta tensão do “já presente” e do ainda “por vir”. Cristo é sempre aquele que ainda deve vir e continua chegando para cada um de nós e para todo o mundo. O Reino messiânico já está presente pela justificação e pela graça (cf. Rm 3,24-28). Mas ainda não está plenamente presente nos corações dos que crêem no Senhor Jesus. É preciso que Ele venha para que se instaure o Reino de justiça, de paz, de reconciliação, onde todos se reconheçam irmãos, e para que todos tenham vida Nele (cf. Is 9,1-6).

Então, que o Senhor nos conceda sabedoria para nos prepararmos bem, e assim, celebrarmos com maior sentido a grande Festa Cristã. Pois, é desta forma que o Menino Deus encontrará acolhida em nosso coração. Coração este que é a nossa melhor “manjedoura”. De fato, só assim é que podemos dizer: Feliz Natal!


Frei Alcides Cantídio Soares

Pároco da Paróquia  Nossa Senhora Medianeira

Barros Cassal

Publicada em 16/12/2014 às 04:30:30

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920