Jovens em missão

Juventude é sinônimo de dinamismo, caminhada, movimento e esperança. Também a Igreja é o povo de Deus que caminha. Ser cristão se caracteriza peladinâmica do encontro com o Senhor, da escuta do chamado a estar com Ele e do envio em missão, partir. O mandato missionário dirigido aos apóstolos, “ide, eu vos envio” (Lc 10,3), ressoa com força na vida e no coração dos jovens. Quem se encontra com Jesus Cristo sente-se impelido para fora, para a missão, ao encontro do outro para anunciar “a alegria do evangelho”. Assim, coordenados pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, de 20 a 26 de julho, jovens representantes de todas as Arquidioceses e Dioceses do Estado estarão em Porto Alegre para vivências missionárias. Motivados pelo convite do Papa Francisco na JMJ de 2013, com o tema “Ide, sem medo, para servir”, estes jovens estarão em contato e visitarão diferentes pastorais e instituições que trabalham com realidades de sofrimento humano, que a sociedade atual considera como “sobras”: moradores de rua, papeleiros, portadores de Aids e encarcerados.

A compaixão nos faz humanos e cristãos

O Bom Samaritano (Lc 10, 30-37), apresentado por Jesus como o modelo daquele que “se fez próximo”, continua a desafiar a quantos almejam passar por este mundo fazendo o bem, certos das palavras de Jesus: “que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40). Os jovens partem motivados pela compaixão que brota da fé em Cristo. “As nossas mãos apertem as suas mãos e estreitemo-los a nós para que sintam o calor da nossa presença, da amizade e da fraternidade” (Papa Francisco, MisericordiaeVultus, 15). Por outro lado, estes jovens se sentirão questionados sobre o sentido do viver e do servir. Levarão, ao retornar para suas dioceses e grupos, este dinamismo missionário, de “uma igreja em saída”.Temos certeza que será uma missão que trará frutos para nossa juventude católica gaúcha.

Escola Regional de Assessores(as) da Juventude

Um segundo momento importante para a juventude católica do Estado será a primeira etapa da Escola Regional de Assessores, que acontecerá em Porto Alegre, de 27 a 31 de julho. Nesta etapa serão abordados os assuntos: Jesus Cristo, a Igreja e a realidade juvenil. A escola prepara assessores para dinamizar os grupos de jovens e o setor juventude das dioceses.

Setor Juventude na Diocese

Em nossa Diocese de Cruz Alta, o Setor Juventude congrega e dinamiza a ação evangelizadora nas diferentes expressões da presença da juventude nas nossas paróquias: Pastoral da Juventude, 72 peregrinos, Cursilho Jovem e Renovação Carismática. Coloquemos fé nos nossos jovens. Apoiemos os grupos existentes em nossas paróquias. Eles já descobriram que a vida com Jesus Cristo é mais bela e desafiadora. Deixemos que seu dinamismo e alegria contagiem nossas famílias e comunidades.

Dom Adelar Baruffi

Bispo de Cruz Alta