Encontrar Deus no próximo

“Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” Mt 25,40. 

Sempre ao longo da história humana, o homem buscou para sua vida um sentido. Como cristãos, entendemos que o que dá sentido a nossa vida, nos garante a existência, nos move e faz ser o que somos, é Deus. 

 Buscar o encontro, a experiência de/com Deus é o imperativo que alimenta em nós o dom da fé no Pai. Temos de Deus a imagem de um Pai que se faz presente na história humana, fala pelo meio de sinais e dos profetas, e se encarna no tempo como um de nós na pessoa de Cristo, Filho de Deus e Deus também. É o mistério de um Deus que é ao mesmo tempo, uma e três pessoas. Mistério por que foge a compreensão da razão humana, mas, graça que podemos e devemos contemplar como milagre e prova da infinita grandeza que é Deus. Assim, carinhosamente pode-se dizer que Deus uno e trino é uma comunidade de amor, que o tempo todo quer estar no meio da sua criação, da humanidade. 

Pela encarnação de Cristo, Deus mora com seu povo, e mostra que para a humanidade fazer a experiência de Deus precisa do encontro com os irmãos, a vida em comunidade, o acolhimento, a caridade, e o serviço aos mais necessitados, não obstante, é justamente isso que Cristo faz ao se colocar em nosso meio, como discípulos Dele, cabe imitá-lo em nossa cotidianidade, pois, Deus se faz em Cristo, tão semelhante a nós, para que nós, possamos aprender a sermos semelhantes a Ele. 

Porém quero retomar outro ponto essencial para o encontro com Deus, que é a caridade para com os menos favorecidos, Cristo se põe ao lado dos pobres, das viúvas, dos órfãos, dos estrangeiros, dos pecadores não por uma opção excludente em relação a quem não é menos favorecido na Igreja e no coração de Cristo há lugar para todos,  mas, faz a opção pelos sofredores justamente, para mostrar ao mundo que Deus está sempre do lado daqueles que não são vistos como sujeitos sociais. 

Talvez antes de uma religião intimista, se tenha uma prática religiosa em saída, uma fé ativa, que abra os nossos corações para as muitas faces de Deus que estão a nossa frente. Deus está no rosto daqueles que sofrem, está esperando para se encontrar conosco, Deus está no rosto de cada pessoa que encontramos, pois somos “sua imagem e semelhança”Gn. 1,26-27, “templos do Espírito Santo”1Cor 6,19. Reaprender a nos enxergar e ver aos outros como filhos e filhas de Deus é crucial para o futuro de nossa humanidade, que, cada vez mais, se ilude e se afasta do amor eterno, trocando este pela ganância material e a ilusão das riquezas. 

Como posso querer a experiência de Deus em minha vida se não me coloco a serviço como Cristo se colocou? Junto com nossa oração é preciso caminhar a prática da nossa fé.Deus assumiu a condição humana e do sofrimento para despertar em nós o amor uns pelos outros e redimir nosso pecado. Sejamos fiéis nas pequenas obras de caridade e peçamos o dom de sermos agraciados com a fé na grandiosidade das grandes obras, e na manifestação de Deus em nossa vida terrena, sobretudo na vida eterna. 

Só somos verdadeiramente Igreja se formos comunidade que se reúne para partilhar a vida e depositar em Deus e sentido de nossa existência. É na comunidade que se se reúne para comungar do corpo e sangue do Senhor que somos irmanados na grande família de Deus, somos parte da família de Deus. Na humildade de um Deus que se oculta sob as aparências de pão e vinho, somos convidados ao exercício da humildade e de buscar a semelhança com Cristo. Nas palavras do papa Francisco vê-se que “Deus dá sempre o primeiro passo, ele se move para nós”, na Eucaristia e no encontro com os irmãos o Espirito Santo falar em nosso ser. Que possamos continuar com a Graça orando e praticando o seu mandamento: “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos”!


Seminarista: Daniel S. Chagas

6º semestre de Filosofia 

Publicada em 03/09/2015 às 08:55:27

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920