Seja bem-vindo 2016!

Por Pe. Magnus Camargo

Janeiro e fevereiro são meses de dar uma parada na correria do dia a dia, sair em férias e reorganizar nossa vida como um todo. É um período privilegiado para descanso e refazer as energias para mais um período de trabalho que virá. Mas que nunca tiremos férias daqu'Ele que não esquece de nós, não importa o momento e nem a hora, está sempre de braços abertos para nos acolher.

Até mesmo na Igreja, as atividades pastorais são reduzidas. Não que devemos tirar férias de nossos compromissos em participar ativamente das celebrações na comunidade, mas sim há uma redução do movimento de encontros, cursos, reuniões, etc. Até mesmo o bispo, os padres, merecidamente tem seu período de descanso programado.

Neste ano novo, queremos estar ao lado de pessoas que nos façam realmente felizes. Caminhemos juntos como comunidade, respeitando as diferenças de cada um, mas ao final sempre prevaleça a compreensão e o amor. Tenhamos cada vez mais sede de justiça e paz. Não ter o medo de mudar nossa rota, nunca desistir dos nossos sonhos, do desejo de tê-los. Dar-nos sempre uma nova chance e às pessoas que nos cercam para poder mudar, também não deixarmos nos enganar por falsas aspirações.

No mundo agitado, prepotente e arrogante que nos estimula à descrença nos valores humanos e cristãos, Santo Agostinho nos deixa uma grande lição: “Se não podes entender, crê para que entendas; a fé precede, o intelecto segue”. Santo Inácio de Loyola nos diz: “Para aqueles que creem, nenhuma explicação é necessária, para aqueles que não creem, nenhuma explicação é possível”.

Com a chegada de um novo ano e com o período de férias temos a oportunidade de pararmos um pouco e avaliarmos como foi o ano de 2015 e projetarmos um novo ano.  Pensando em formas de colocarmos em prática tudo aquilo que não conseguimos ainda realizar, e, muito especialmente tornar a nossa vida, talvez, com um novo sentido de viver, encarando a realidade com uma nova motivação, com um novo ardor, com um novo entusiasmo. Só assim poderemos nos tornar mais felizes e realizados. Pastoralmente, a Diocese de Cruz Alta passa a contar com o novo Plano de Ação Evangelizadora, o 19º, o qual vamos empenharmo-nos para efetivamente ser atualizado/implantado em cada uma das 32 paróquias e suas respectivas comunidades, movimento e serviços.

Vamos deixar o que foi menos positivo para trás, aquilo que não deu certo, com a chegada de um novo ano será um desafio para nós transformarmos tudo com um novo sentido de viver, buscando junto a Deus, com muita fé, um sentido novo à nossa vida, a qual é um presente infinitamente maravilhoso que temos e que deveríamos agradecer a cada dia, a cada amanhecer.

Tenhamos todos um feliz e abençoado ano de 2016, sejamos felizes e abençoados por Deus, procuremos dedicar um tempo mais a nossa igreja e participar mais ativamente das programações de nossa comunidade.

Publicada em 11/02/2016 às 16:47:39