Experiência de Deus

Estamos realizando uma caminhada bonita da animação pastoral de nossa Igreja diocesana de Cruz Alta. Iniciou a visita de nosso pastor, Dom Adelar Baruffi, na Paróquia Nossa Senhora da Soledade. Animado e com muita disposição nosso bispo se coloca como servo de Jesus Cristo, lema de sua ordenação episcopal. 

Tendo vivenciado o pentecostes, e animados pelo sopro de Deus em nossas vidas, agora chega a hora de fortalecer nossa experiência de Deus. Assim como os apóstolos foram desafiados a continuar a missão de Jesus, também nós queremos realizar uma experiência de proximidade, de ovelhas que reconhecem a voz do pastor e o seguem.

Toda experiência de proximidade e comunhão com os irmãos nos leva a experimentar Deus. Impulsionados pelo Espírito Santo que é a expressão do amor infinito de Deus cada cristão acolhe na sua vida a bondade do Pai. Descobrimos aos poucos a imagem de Deus, de modo especial na simplicidade, no carinho, no amor dispensado ao outro. A imagem de Deus como Pai perpassa pela experiência vivencial com os irmãos.  

O Evangelho de João, nos mostra que o Espírito Santo continua presente na Igreja para ensinar, para recordar, para conduzir à verdade plena e para anunciar as coisas futuras. Ele irradia a verdade de Cristo no coração de sua Igreja e no coração de todas as pessoas. Ao mesmo tempo nos mostra a imagem do Bom Pastor, que acolhe, ensina e mostra o caminho ao rebanho. 

A experiência de Deus que realizamos na visita pastoral, primeira visita de nosso pastor, nos desafia a pensarmos uma Igreja em saída como nos lembra insistentemente nosso Papa Francisco. A estarmos nos longínquos recantos, cada vez mais próximos, não apenas com uma visita de cortesia, mas uma experiência de entrega. Uma experiência de rebanho e pastor, onde o pastor procura escutar a voz do rebanho, sentindo suas necessidades, anseios, desafios e propostas. É um trabalho de construção, muitas vezes cansativo, mas um cansaço que se pode dizer, valeu a pena.

Percebe-se que realmente o Espírito Santo está agindo na caminhada da Igreja. São tantos homens e mulheres que cheios de coragem procuram anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, na simplicidade, do seu jeito. São os cristãos do nosso tempo, impulsionados a viver a missão de Jesus que a partir da sua Palavra transformam as diversas realidades. 

Desejo a todos neste mês de junho, dedicado a vários santos de nossa Igreja, que eles intercedam junto de Deus por todos os seus filhos e filhas.

Publicada em 09/06/2016 às 08:27:37

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920