Bíblia, a Palavra da Vida

Bíblia, Palavra revelada, confiável instrumento para entender o plano de Deus à humanidade. Ela não quer provar a existência de Deus, mas deseja mostrar a forma de como chegarmos a Ele.
 No mês de setembro, lembramos a Palavra de Deus - mês da Bíblia. Por isso,a Igreja motiva, com mais intensidade, a todos os seus fiéis à reflexão  mais profunda em torno da Sagrada Escritura. Por ser a Palavra de Deus, ela não é apenas mais um livro, mas é “o Livro” que ajuda a saciar a sede, daqueles que optam por fazer uma mudança em sua vida. Ela orienta como vemos em 2Tm 3,16 “ pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”.
 Não queremos apenas lembrar que setembro é o mês da Bíblia, mas compreender por que devemos ler a Bíblia. Ela, por ser a Palavra viva de
Deus, deve ser lida e vivida. Deus usa a Sua Palavra para falar conosco, quando a lemos com humildade e reverência. “Desse modo, quando você caminhar, eles o guiarão; quando você descansar, eles o guardarão; e quando você despertar, eles falarão com você” (cf. Provérbios 6,22). A Sagrada Escritura é presença constante na vida humana. Ela é alimento: “O Espírito é que dá a vida, a carne não serve para nada. As palavras que eu disse a vocês são espírito e vida” (cf. Jo 6,63). A Palavra de Deus proporciona conforto e paz, guia nossos passos e nos faz ver a verdade. Ela é luz verdadeira, capaz de fazer enxergar além do que estamos acostumados ver, ouvir além do que costumamos ouvir, caminhar bem mais longe do que imaginamos ir.
 Como é importante para todos os cristãos manter o contato com a Sagrada Escritura, pois ela nos capacita a falar a verdade.  Ela envolve-nos, tira-nos da acomodação, coloca-nos em constante caminhada. A Bíblia deve ser lida não para somente acumularmos conhecimento, mas para que nossa vida seja transformada. Ela revela quem é Deus. Logo, uma leitura atenciosa com disposição para a obediência  nos proporcionará uma vida em Deus.
 Quando Deus nos fala por meio de Sua Palavra e sabemos ouvi-Lo, nossa vida nunca mais voltará a ser a mesma. “Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere...” (cf. Isaías 55,10). Não podemos permitir que a Palavra de Deus seja recebida por nós e não realize nenhuma mudança, nenhuma transformação, porque isso significa contradizer o que ela nos indica.
 A Palavra de Deus gera em cada pessoa questionamentos sobre os projetos preconcebidos, sobretudo o que “organiza”, mas que nunca conversa com Deus sobre se é ou não conveniente para a vida. Na Bíblia, é o próprio Deus quem nos fala para nos motivar, para nos levar à ação. A Palavra de Deus faz um convite para nos afastarmos do barulho, dos ruídos e escutar o Criador.

Pe. Aldecir Corassa
Coordenador de Pastoral