Advento

Iniciamos o tempo do Advento. Advento é tempo de espera. A espera do grande evento que marcou a história da Salvação. O Deus onipotente se fez um de nós. Ele se apresentou na fragilidade de uma criança. Como diz a canção: um “Deus menino para o nosso bem”.
Esperando o Natal, também vamos abrindo nosso coração para a esperança. A esperança é a água que jorra do nosso interior para regar o sentido da existência. Sem esperança, não há razão para existir. O ser humano é alguém que, necessariamente, espera alguma coisa.
VicktorFrankl escreveu um livro onde relata sua experiência no campo de concentração nazista. O título do livro é “Em busca de sentido”. Estando no campo de concentração como um prisioneiro, viu muitos dos seus colegas morrer por causa das condições extremas a que foram expostos. Conseguindo sobreviver e ser libertado, ele se pergunta de onde veio a força que ele teve para estar vivo. Refletindo, percebeu que tinha sobrevivido porque havia nele um objetivo a alcançar, um sentido para viver. Por isso não se desesperou. Conclui ele que o que nos faz continuar vivendo é ter sonhos, projetos, um objetivo na vida.
O ser humano é alguém programado para a ordem.Onde existe um ser humano, ali existe uma modificação no ambiente. A espécie humana é alguém que organiza a natureza a sua volta. Embeleza. Planta flores. Constrói jardim. Corta grama. Faz calçada.
O pensamento também é uma forma de organizar o mundo, ainda que mentalmente. Pelas relações de causa e efeito, o ser humano vai dando ordem às coisas que existem no mundo. Assim nasce a ciência. Hierarquizando as ações, cria-se a ética e a moral.
O ser humano é alguém que acredita na bondade da vida. Leonardo Boff chama de “princípio esperança” a crença deque a vida vale a pena se vivida. É por isso que as pessoas levantam toda a manhã, porque acreditam que a felicidade é possível de ser buscada. Que nem tudo está perdido. Que até mesmo os males que acontecem podem servir de aprendizagem.
É tempo de espera e de esperança. O Advento é tempo de alimentar dentro de cada um o sentimento mais precioso que se pode ter: de que vale a pena viver a acreditar que dias melhores virão.

Pe. Eliseu Lucas de Oliveira
Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo - Ajuricaba