Família de Nazaré

No dia 20 de julho de 1991 em Cruz Alta, no Centro Diocesano de Pastoral um encontro de Casais empolgou alguns dirigentes. Estes casais apoiados  pelo então Bispo Adjunto Dom Ercílio Simon com o incentivo do Bispo da Diocese Dom Jaco, iniciaram no dia 12 de julho de 1992 o MOVIMENTO FAMÍLIA DE NAZARÉ na diocese de Cruz Alta.

O objetivo primeiro do Movimento Família de Nazaré é melhorar o relacionamento Marido e Mulher, pais e filhos além de aprimorar a espiritualidade do casal e a sua inserção na comunidade.

Anualmente acontecem 1 ou 2 encontro do Movimento dependendo da disponibilidade de data que segue as datas disponibilizadas pelo  Conselho Diocesano de Pastoral.

Já contamos com grupos de casais nas cidades de Ijuí, Soledade, Fortaleza dos Valos, Pejuçara, Barros Cassal, Saldanha Marinho, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Fazenda Colorado além de Cruz Alta.

Nestes 17 anos de existência do Movimento Família de Nazaré participaram 1000 casais de Encontristas que acreditamos tenham vivenciado momentos de reflexão, de espiritualidade, alegria, pura amizade e entrega, levando para seus lares e sua comunidade uma visão renovada do Cristo e novos conhecimentos e testemunhos de relacionamento Familiar. É norma do Movimento convidar casais que ainda não tenham participado de outros movimentos e dando preferência para os afastados da igreja.

Nas mais diversas comunidades e paróquias  todas as semanas sentimos a participação de casais da Família de Nazaré, quer nas liturgias, cursos de batismo, de noivos, na catequese e pastorais, oferecendo o seu trabalho em prol de sua comunidade.

Acontecem também os jantares da Família de Nazaré para arrecadação de fundos para baratear os Encontros, possibilitando que tenhamos participação de todas as camadas sociais.

Os casais que participam dos Encontros ajudam-se mutuamente e realizam reflexões para melhorar a sua espiritualidade.

Mensalmente os integrantes da Família de Nazaré se reúnem para um reencontro no Centro Diocesano de Pastoral. Este ocorre normalmente na segunda terça feira de cada mês. Um palestrante é convidado pra falar sobre um tema previamente escolhido. Juntos confraternizam e debatem o assunto oferecido. Nestes reencontros mensais proporcionamos também uma acolhida para as crianças e jovens que com seus pais participam. Em datas previamente marcadas, os reencontros acontecem em outras cidades.

O diretor Espiritual do Movimento Família de Nazaré é o nosso bispo emérito Dom Jacob Roberto Hilgert que  desde o ano de 1996 tem nos dado seu apoio, amizade e sabedoria nos nossos encontros. Temos sempre o acompanhamento de um diretor espiritual e o apoio irrestrito dos padres da Diocese, os quais prestam sua estimada colaboração participando sempre que solicitado.

DIRETORIA MOVIMENTO DIOCESANO FAMÍLIA DE NAZARÉ

1.    COORDENADORES –  JOCELI E MARILENE JAPPE