55ª Assembleia da CNBB segue até a sexta-feira

Dom Adelar faz relato sobre participação no encontro do episcopado brasileiro


Desde o dia 26 de abril, bispos de todo o Brasil estão vivendo a 55º Assembleia Geral Ordinária da CNBB, que acontece em Aparecida-SP até a sexta-feira, dia 05 de maio. A pauta prevista é longa. Conforme o bispo, Dom Adelar Baruffi, após a missa matinal, no Santuário Nacional de Aparecida, acontecem quatro sessões de trabalho por dia. Nestes dias, conta Dom Adelar, o Santuário esteve sempre com muitos peregrinos. “Verdadeiramente, o Santuário Nacional é a casa da Mãe Maria, que acolhe todos os seus filhos. A fila que se forma diante da pequena imagem impressiona. Quantas histórias, quanta gratidão e quanta confiança na presença maternal de Maria. Sua imagem, encontrada há trezentos anos no Rio Paraíba do Sul, é tão pequena, exatamente por causa de sua simplicidade, por não ser ela o centro de nossa fé, mas nos conduzir ao Filho Jesus”. 

No sábado à noite foi a vez dos bispos do Brasil fazerem a peregrinação, numa procissão luminosa, que se concluiu diante da imagem da Aparecida. A caminhada encerrou o retiro espiritual realizado no sábado e domingo, no qual o pregado foi abade trapista Dom Bernardo Bonovitz. 

O tema central da Assembleia, Iniciação à Vida Cristã, ainda está sendo discutido e construído coletivamente o documento que deverá ser concluído e aprovado. “Será um valioso instrumento para nossas dioceses e, sobretudo, uma luz para avançarmos ainda mais na evangelização”, destaca Dom Adelar. 

Um segundo tema que merece destaque é a aplicação pastoral do Cap. VIII da Exortação Apostólica AmorisLaetitia, sobre a família, do Santo Padre Francisco. “Há mais de um ano, o Papa nos presenteou com esta profunda e inovadora carta. No entanto, alguns pontos necessitam de uma explicitação para sua correta aplicação pastoral. A Assembleia oferecerá às Dioceses e, sobretudo aos padres, alguns pontos que norteiam a pastoral familiar e o acompanhamento e integração dos casais em segunda união”, conta.


Publicada em 09/05/2017 às 13:52:51

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920