Catequistas da Diocese de Cruz Alta marcam presença na II Jornada estadual

Cerca de 350 catequistas das paróquias da Diocese de Cruz Alta participaram, no dia 07 de maio, da II Jornada Estadual de Catequese, em Caxias do Sul. Unidas a outros 6 mil catequistas de todo o estado, refletiram o tema: “Palavra de Deus, fonte da catequese!”, e o lema: “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” (Dt 30,11-14).

As atividades iniciaram às 09 horas, com acolhida e animação, conduzida pelo padre Ezequiel Dall Pozzo. O bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni acolheu os participantes e passou a palavra para o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, que recordou que o tema da Iniciação Cristã foi debatido na Assembléia Geral dos Bispos, na última semana. Logo após, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida, lembrando os 300 anos de sua aparição.

Durante a manhã, foram celebrados os ritos do sinal da cruz, entrega da Bíblia, entrega da luz e renovação das promessas batismais.

A Jornada também proporcionou três momentos de catequese sobre os tema do Querigma – assessorado por dom Leomar Brustolin, Mistagogia – assessorado pela irmã Maria Aparecida e sobre o tema da Missão, conduzido por dom Jaime Kohl.

Ao meio-dia o almoço foi partilhado entre os participantes. Logo após, aconteceu um show do padre Ezequiel Dall Pozzo e sua banda, animando os participantes com músicas gauchescas.

As atividades da jornada foram concluídas com a celebração de uma missa, presidida pelo bispo da Diocese de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, referencial da pastoral catequética no Regional Sul 3 da CNBB, com a bênção de envio e a entrega de uma cruz para cada diocese.

Greice Pozzatto/Assessoria Diocese de Cruz Alta

com informações de: Pe. Elton Marcelo Aristides/Assessor Diocese de Caxias do Sul

Publicada em 23/05/2017 às 15:48:09