SOS Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Barros Cassal

Notícia - O município de Barros Cassal foi atingido pelo temporal na madrugada da última quinta-feira (08/06). Foram centenas de casas destelhadas e famílias desalojadas. Um dos pontos mais atingidos foi a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Medianeira. Conforme o pároco, Frei Adani Guerra, o local ficou totalmente devastado. Com a ventania, a igreja teve toda sua cobertura arrancada e inclusive o chão ficou prejudicado. Precisa ser totalmente refeita. Restaram somente as paredes. Houve destelhamento também na casa paroquial, salas de catequese, auditório, restando danificado todo o material que nela estava. “Pelo levantamento feito até o momento, perdemos alguns bancos que ficaram danificados, estamos tentando recuperar alguns. Perdemos muitas mesas, livros de estudo, livros de canto, praticamente todo o material litúrgico que ficava dentro da igreja, algumas imagens foram perdidas. Até mesmo a imagem de Cristo ficou danificada”, conta o Frei, que embora triste mostra-se bastante motivado, principalmente pela solidariedade demonstrada pelas pessoas, que se uniram para ajudar umas as outras. “Já arrumamos algumas telhas, inclusive na casa paroquial, e estamos fazendo a limpeza na igreja, aproveitando estes dias de sol, ver o que conseguimos recuperar. Está todo mundo se ajudando. Se a destruição foi grande a solidariedade está sendo maior ainda”.

Na Diocese de Cruz Alta, uma campanha pró Paróquia Nossa Senhora Medianeira deverá ser iniciada. Segundo o Frei Adani, juntamente com o Bispo Diocesano, está sendo elaborada uma carta para todas as paróquias da Diocese, para que possam auxiliar com valores da forma que for possível, e, também, uma campanha aberta a todas as pessoas que possam ajudar da forma que puderem.

“Fizemos orçamento para ver como vamos fazer a cobertura, que no momento é o mais urgente e a estimativa de custo para a cobertura e estrutura é de, aproximadamente, R$ 235.000,00 (duzentos e trinta e cinco mil reais) só a parte de cima. Depois teremos os gastos com eletricidade, o assoalho que está se soltando, enfim. Mas temos fé que tudo dará certo e nossa igreja será reconstruída. Esperamos que junto com a reconstrução da igreja, tantos outros valores sejam fortalecidos, como a partilha, a solidariedade, enfim”, destaca Frei Adani. Por enquanto, as missas estão sendo celebradas no salão paroquial, que foi o local menos atingido.

No início desta semana, o Bispo Diocesano Dom Adelar Baruffi, acompanhado do Vigário Geral Pe. João Bagolin e do Ecônomo Diocesano Vanderlei Pereira Franco, esteve visitando o local e conversando com o pároco e coordenador do CPEA. “Os valores necessários para refazer a igreja são altos e a comunidade local não dispõe destes recursos. Precisam da ajuda de todos. Pedimos aos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração e mesmo às comunidades que sejam solidários neste momento. Mais do que emprestar recursos, trata-se de fazer uma generosa doação. Afinal, somos uma única família diocesana e precisamos nos ajudar mutuamente. Convidamos, também, a todas as pessoas que podem ajudar a serem caridosas neste momento”, afirma Dom Adelar Baruffi.

Em breve estaremos divulgando conta para depósito de doações.

Publicada em 03/07/2017 às 10:54:45