Abertas inscrições para o II EDICOM

Dom Leomar Brustolin será o assessor do encontro


Com objetivo de motivar a Igreja a uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, pelo segundo ano consecutivo, a Diocese de Cruz Alta, através da Pastoral da Comunicação, realiza o Encontro Diocesano de Comunicação – II EDICOM. 

O encontro terá a assessoria do Bispo Referencial da Comunicação no Regional Sul 3/RS, Dom Leomar Brustolin, e, neste ano, será aberto para comunicadores da Província Eclesiástica de Santa Maria, que compreende as dioceses de Uruguaiana, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, além da Arquidiocese de Santa Maria e Cruz Alta. 

De acordo com o Coordenador de Pastoral, Pe. Aldecir Corassa, busca-se, através deste encontro, reunir comunicadores, profissionais, agentes de pastoral e autoridades da Igreja para refletirem a respeito da comunicação e sobre seu uso no trabalho na vida da Igreja e da sociedade. “A comunicação, como processos e meios, reveste-se de importância para a relação entre a Igreja e a sociedade. Compreender profundamente as pessoas e a sociedade na qual se vive e se atua é condição essencial para o êxito de toda ação evangelizadora. Essa compreensão passa necessariamente pelo entendimento do mundo de hoje, sujeito as tantas mudanças”, explica. 

Conforme a Coordenadora da Pascom, Greice Pozzatto, a comunicação deve ser percebida para além dos meios e dos aparatos de informação, reafirmando o ser humano como um ser de relação e de comunhão, parte de uma comunidade. “Neste contexto, está a Pastoral da Comunicação e, suas ações comunicativas ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja”, reforça. 

O encontro deve reunir representantes da Pastoral da Comunicação de cada paróquia (ou pessoas que trabalham com comunicação na paróquia), profissionais da área e demais interessados, para um encontro de formação e aperfeiçoamento na área, com um olhar voltado para a nossa Igreja. 

Além da palestra principal, teremos 07 oficinas (Dicção e Oratória, com o Jornalista da RBS TV, Everson Dornelles,  Redação Jornalística com enfoque na Pascom, com o Jornalista Magnus Régis (POA), Rádio, Fotografia, Redação, Edição de Vídeo, Diagramação e Redes Sociais). Os interessados poderão optar entre as oficinas oferecidas, inscrevendo-se em, no máximo, 04 delas, pois serão realizadas paralelamente. 

As fichas de inscrição estarão disponíveis nas secretarias paróquias, na Cúria Diocesana e com integrantes da Pascom, podendo ser solicitadas por e-mail. O valor do curso é de R$ 50,00 (cinqüenta reais) já incluindo alimentação durante o dia. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: diocese@diocesecruzalta.com.br.

A programação do II Edicom inicia pela manhã, às 08h e se estende até as 17h30min, sendo a parte da tarde dedicada às oficinas.

PROGRAMAÇÃO:

08h – Abertura (Acolhida);

08h30min – Oração;

09h – Palestra com o bispo Dom Leomar Brustolin; (Breve intervalo de 15 min)

12h – Almoço;

13h15min – Oficinas:

13h15min – Dicção e Oratória;

14h15min – Rádio / Fotografia;

15h15 – (Breve intervalo)

15h30min – Redação / Edição de Vídeo;

16h30min – Diagramação / Redes Sociais.

Publicada em 05/07/2017 às 10:29:31

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920