Lançada 66ª Romaria Diocesana ao Santuário de Fátima

Divulgados temas e pregadores da novena preparatória

Com missa aos pés do monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, foi lançada, oficialmente, na tarde de domingo, dia 20 de agosto, a 66ª Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Adelar Baruffi, com a presença dos padres Ari Braganholo, Reitor do Santuário, e Aldecir Corassa, Coordenador de Pastoral.

Neste ano, a Romaria será no dia 08 de outubro, com o tema: “Tema: Maria, modelo de vida cristã” e Lema: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5) e traz um especial significado, pois estamos vivendo o Ano Nacional Mariano, com a celebração dos 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida, e, em nossa Diocese, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Para o Bispo Dom Adelar Baruffi este foi um dia de muita alegria, visto que foi lançada a romaria, primeira ao Santuário. Neste mesmo dia, conta o bispo, o lançamento aconteceu em todas as paróquias que, a partir de agora, até o dia da romaria, iniciam uma caminhada de preparação, com a comunidade participando dos encontros de reflexão, visitas da imagem da Santa e, também, com a novena que será de 29/09 até o dia 07/10. “Convido a todos para que possamos estar todos juntos aqui neste lugar abençoado, neste santuário sagrado, para no encontrar como irmãos de fé, com nossa mãe Maria”, reforça.

O casal coordenador da comissão de festeiros agradeceu a todos os que têm contribuído para a realização da festa. “Contamos com o apoio e a presença de todos neste grandioso evento”, destaca.

Na expectativa da 66ª Romaria, sendo a primeira ao Santuário, o Pe Ari Braganholo conta que tudo está sendo preparado para melhor receber aos romeiros.  “Que Nossa Senhor os guie para que estejam aqui com muita fé e devoção no dia 08 de outubro. E pedimos nas celebrações que fazemos aqui no Santuário, diariamente, que Maria proteja a todos”, diz.

Após a missa foi aberto o livro de visitas do Santuário, que estará disponível para todos os peregrinos que passarem pelo local. Durante a tarde, foi realizada uma mateada, onde foi possível confraternizar em uma tarde agradável de sol e saborear um bom chimarrão.

NOVENA PREPARATÓRIA

De 29/09 a 07/10 será realizada a novena preparatória para a 66ª Romaria ao Santuário. Confira abaixo os temas e pregadores de cada noite, cujo início está marcado para as 20h, com terço às 19h30min.

1ª Noite: 29/09/2017 – Sexta-feira

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela fé e conversão. Pregador: Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo;

Equipe de Liturgia: Organizadores da Romaria e Pascom;

2ª Noite: 30/09/2017 – Sábado

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela humildade. Pregador: Padre Cleverson Nelson Portolan, paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Tunas;

Equipe de Liturgia: Catequese;

3ª Noite: 01/10/2017 – Domingo

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela oração. Pregador: Padre Gilberto Schimanoski, paróquia Divino Espírito Santo, de Jóia;

Equipe de Liturgia: Grupos de Jovens e Seminaristas Menores;

4ª Noite: 02/10/2017 - Segunda-feira

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pelo testemunho. Pregador: Padre Silveste  Ottonelli, paróquia São José, de Chapada;

Equipe de Liturgia: Movimento Família de Nazaré e Pastoral do Batismo;

5ª Noite: 03/10/2017 - Terça-feira

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela obediência à Palavra. Pregador: Frei Antônio Pilatti, da paróquia Santa Terezinha, de Fontoura Xavier;

Equipe de Liturgia: Ministros da Eucaristia e Exéquias;

6ª Noite: 04/10/2017 - Quarta-feira

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela acolhida. Pregador: Padre João Bernardo Limberger, da paróquia São Pedro Apóstolo, de Fortaleza dos Valos

Equipe de Liturgia: Past. Dízimo, Paróquia N. Sra de Fátima e Legião de Maria;

7ª Noite: 05/10/2017 -  Quinta-feira

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela vivência comunitária. Pregador: Padre Izidoro Bigolin, da Diocese de Caxias do Sul;

Equipe de Liturgia: Apostolado da Oração e Paróquia Imaculada Conceição;

8ª Noite: 06/10/2017 - Sexta-feira

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela caridade. Pregador: Padre Mateus Danielli, paróquia Nosso Senhor Bom Jesus, em Carazinho;

Pastorais Sociais, Past. Criança, Past. Saúde, Past. Carcerária e Religiosas;

9ª Noite: 07/10/2017 -  Sábado

Tema: Maria, modelo do seguimento de Cristo pela ação missionária. Pregador: Frei Cleonir Dalbosco, Provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul;

Equipe de Liturgia: Past. Familiar, MCC, Com. São Marcelino;

Domingo (08/10): Missa de acolhida - Padre Márcio Laufer, pároco da Catedral de Cruz Alta, e Equipe de Liturgia:  Paróquia Divino Espírito Santo;

Missa Santuário: Dom Adelar Baruffi, Bispo da Diocese de Cruz Alta;

Equipe de Liturgia: Comissão Diocesana de Liturgia.

Benção da saúde: Padre Ari Braganhollo, Reitor do santuário.

Fonte e fotos: Greice Pozzatto

Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta