Confira detalhes do II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil

Na celebração dos 10 anos do Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – “Evangelização da Juventude” -, foi realizado em Brasília (DF), de 7 a 9 de setembro, o II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. Foram convidados a participar um Padre ou assessor adulto e um jovem líder de cada Diocese do Brasil. A realização é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Acompanharam o evento, a Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, Ir. Zenilde Fontes, Dom. Adilson Busin, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e Dom Adelar Baruffi, Bispo Diocesano de Cruz Alta, ambos referenciais para as juventudes do RS.  Além deles, estiveram presentes o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilsom Basso, o assessor, Padre Antônio Ramos do Prado, e os demais bispos referenciais.

“Foi um encontro de grande responsabilidade devido ao fato de estarem ali reunidos, jovens que representavam não só dioceses, mas cada jovem, seja de grupos de base, carismas ou movimentos de cada uma das dioceses dos regionais de nosso país. Estávamos ali reunidos com o propósito de dar atenção a cada jovem brasileiro, independentemente de sua realidade.O II ENRPJ foi um importante momento de partilha das vivências, detrocas de experiências, de analisar, pensar, de planejar atividadespara a juventude brasileira e acima de tudo, momento de reafirmar o compromisso para com a juventude, mostrando a cara de uma igreja jovem em estado permanente de missão ”, disse Odmartan Ribas Maciel, representante da Diocese enviado à Brasília.

“O II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, reunindo mais de 300 jovens, assessores, religiosas, padres e bispos envolvidos com a evangelização da juventude, trouxe uma visão ampla da grande e bela missão que é realizada em todo Brasil, com nossas juventudes. ”Afirmou Dom Adelar Baruffi.

Setor Juventude Diocesano e a missão de congregar todas as expressões de pastoral juvenil

“Existe um caminho de unidade, construído, sobretudo, a partir das orientações do Documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude, que confia ao Setor Juventude de cada diocese a missão de congregar todas as expressões de pastoral juvenil. A avaliação realizada apontou que houve um belo caminho, com importantes avanços. Porém, permanecem grandes desafios no anúncio do Evangelho aos jovens, como, por exemplo, o sentido e o projeto de vida, o crescente número de suicídios entre os jovens, a violência que mata ou encarcera muitos jovens. À luz dos ensinamentos da Igreja, com seus documentos recentes, bem como pelo incontestável impulso do Papa Francisco, assumimos o compromisso de continuar o percurso que já está sendo realizado em cada diocese, com o apoio e assessoria de cada Regional. Continuaremos com os três eixos de ação: Formação, estruturas de acompanhamento e missionariedade. Teremos dois eixos transversais, isto é, que perpassam todas as ações: a ecologia integral e o cuidado da vida. Sentimo-nos comprometidos nesta missão, sobretudo pela esperança que o Sínodo dos Bispos sobre "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional" está nos trazendo. O nosso Regional Sul 3, do Rio Grande do Sul, sentimo-nos confirmados e, ao mesmo tempo, impulsionados a continuar, com alegria, esta missão evangelizadora com nossas juventudes. ”, concluiu Dom Adelar.

Neste II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil foram celebrados também os 10 anos do Documento de Aparecida. Outro motivo de celebração, de acordo com a Comissão, foi o encerramento do Projeto Rota 300, encerrado em julho.

Os participantes fizeram o planejamento da ação evangelizadora para a juventude dos próximos anos.

Após os três dias do II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, que contou com a participação de lideranças dos setores diocesanos da Juventude dos estados do Brasil. A coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, Ir. Zenilde Fontes, e a assessora jovem Bruna Vasconcelos integraram o grupo que redigiu uma carta síntese do evento, em que é reafirmado o compromisso com a evangelização das juventudes por meios das linhas de formação, estruturas de acompanhamento e missionariedade.

A carta está disponível neste link:

Texto de Andrinelli Kempf / Comunicadora do Setor Juventude

Publicada em 26/09/2017 às 08:18:33