“Igreja e Sociedade” em discussão no 9º Encontro Diocesano de CEBs

Com o tema “Igreja e Sociedade” e lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (EX 3,7), a Diocese de Cruz Alta realiza, neste domingo, dia 24 de setembro, o 9º Encontro Diocesano de Comunidades Eclesiais e Bases – CEBs. O local será a Paróquia Santa Bárbara em Santa Bárbara do Sul.

“Este encontro tem como objetivo é animar as comunidades em sua caminhada na fé e encorajar a missão, estimulando a luta por um mundo mais justo e solidário”, destaca o Pe. Eliseu Lucas de Oliveira, coordenador da CEBs na Diocese.

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), conforme conta o padre, tiveram origem na aplicação da compreensão de Igreja depois do Concílio Vaticano II. Uma Igreja Povo de Deus. Comunidade de batizados. Seguidores de Jesus Cristo que, à luz da Palavra de Deus, motivados pela Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín (1968), interpelados pela sua fé, se propõem a transformar o mundo segundo os critérios do Evangelho.

“A CEBs representa a Igreja que nasce das comunidades que se reúnem para celebrar, refletir a Palavra de Deus e, nesta caminhada de fé, vão aprofundando a vocação dos leigos que é a transformação da sociedade”, explica. Conforme o Catecismo da Igreja Católica, “a eles, portanto, cabe de maneira especial iluminar e ordenar de tal modo todas as coisas temporais, as quais estão intimamente unidos, que elas continuamente se façam e cresçam segundo Cristo e contribuam para o louvor do Criador e Redentor” (898) . “A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar as realidades sociais, politicas e econômicas com as exigências da doutrina e da vida cristãs” (899).

Segundo Pe. Eliseu, o Encontro Diocesano de CEBs, na Diocese de Cruz Alta, pretende animar a caminhada das comunidades de nossa diocese, além de aprofundar a missão a partir das comunidades e fortalecer o compromisso cristão na transformação social, celebrando através dos testemunhos das comunidades.

Este será também o momento de preparação para o 14º Intereclesial da CEBs cujo tema é “CEBs e os desafios no mundo urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). O Intereclesial será realizado nos dias 23 a 27 de janeiro de 2018 na cidade de Londrina, no Paraná.

Por: Greice Pozzatto

Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta