Encontro de Formação do Projeto Lectionautas será em Novo Hamburgo

A coordenação da Animação Bíblico-Catequética da Igreja do Rio Grande do Sul promoverá um Encontro de Formação do Projeto Lectionautas, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Novo Hamburgo (RS). O encontro é destinado a jovens acima de 15 anos provenientes das dioceses que compõem o Regional Sul 3 da CNBB. 


Projeto Lectionautas 


O site Lectionautas.com nasceu de um projeto conjunto do CEBIPAL/CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e da Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), com o objetivo de promover uma Igreja Missionária para todo o continente. Os destinatários do projeto são os jovens da Igreja Católica na América Latina e Caribe. O programa oferece aos internautas itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.

Atualmente, cerca de 300 mil jovens internautas são envolvidos semanalmente com a Palavra de Deus e outros tantos são capacitados para disseminar o método da Leitura Orante.


Leitura Orante 


A Leitura Orante (Lectio Divina) é um método antigo na tradição cristã. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, e seus quatro passos são preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A leitura tem por objetivo auxiliar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo. 

Em 2007, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros, mas atualmente tem ganhado espaço na internet através dos jovens. 


Lectionautas Brasil


Em abril de 2011 foi lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o site do Projeto Lectionautas Brasil. Trata-se da versão brasileira do programa para internautas do nosso país. No site Lectionautas Brasil o internauta tem acesso a conteúdo bíblico formativo.

O material para a Leitura Orante do Evangelho do domingo está disponível sempre às quartas-feiras. Na página também se encontram links com notícias do site da CNBB e Liturgia Diária, orientações, arquivos explicativos sobre o Projeto e a exortação do papa Bento XVI que pede aos jovens aprofundamento na Palavra de Deus.

O objetivo da CNBB ao engajar-se no projeto é atingir a população jovem que se encontra cada vez mais conectada à internet. Que esses jovens se acostumem a também se conectar a Palavra de Deus através da Leitura Orante, fazendo dela um instrumento de evangelização através da internet, ou seja, utilizando o site para evangelizar outros jovens.

Acesse o site em: http://www.lectionautas.com.br/ 


Serviço


Formação: Projeto Lectionautas

Destinatários: Jovens das dioceses gaúchas

Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Avenida Pedro Adams Filho, 977 - Bairro Industrial / Novo Hamburgo. 

Data: 10 a 12 de novembro de 2017

Inscrições: com as coordenações diocesanas de Catequese

Telefones para contato: Padre Luciano (51) 99968-8325. Paróquia: (51) 3586-5008. E-mail: parstoafonso@mitranh.org.br  



Por Judinei Vanzeto, assessoria de imprensa Regional Sul 3 da CNBB

Publicada em 30/10/2017 às 14:20:49

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920