Padres da Diocese de Cruz Alta participam do 36ª Encontro Regional de Presbiteros

O 36º Encontro Regional dos Presbíteros, evento que neste ano reuniu cerca de 90 padres das arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul encerrou no dia 15 de novembro. Da Diocese de Cruz Alta marcaram presença os padres Flávio Antônio Rohr, Ari Pedro Braganholo e Cleverson Nelson Portolan. O encontro foi realizado no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo, com o tema “Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo constituiu como guardiões” (Ap 20, 28).

A programação, que iniciou no dia 13, teve a assessoria da leiga consagrada Miriam Pedrini Siqueira, formada em Teologia, Counseling Espiritual Católico, Coaching Cognitivo e Master em Dinâmicas na Vida Religiosa.

O encontro com os padres do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma preparação ao 17º Encontro Nacional dos Presbíteros, que ocorrerá de 26 de abril a 2 de maio de 2018 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Confira a carta do 36º Encontro

CARTA DO 36º ENCONTRO REGIONAL DE PRESBÍTEROS – SUL 3

Nós, oitenta e oito presbíteros, representantes das dioceses do Rio Grande do Sul, estivemos reunidos durante os dias 13 a 15 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, em nosso 36º Encontro Regional.  Contamos com a presença de Dom Paulo de Conto, bispo referencial regional da Pastoral Presbiteral e o Bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva.

O encontro contou com a assessoria da Sra. Miriam Celina Pedrini Siqueira - Consagrada com voto particular, que abordou o tema preparatório para o 17º Encontro Nacional de Presbíteros em Aparecida, que ocorrerá de 26 de abril a 02 de maio de 2018, com o tema "Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do rebanho" e o lema "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães...” (Atos 20, 28).

Na segunda-feira dia 13 iniciamos com a oração da Hora Média e logo após a assessora abordou o tema e o lema do Encontro Nacional explanando sobre a necessidade do presbítero cuidar de si mesmo para que possa cuidar do rebanho a ele confiado. Encerramos o dia com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Paulo.

Na terça-feira dia 14 iniciamos o dia com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Zeno, Bispo de Novo Hamburgo.  Logo após, a assessora ajudou-nos a perceber as exigências da vida presbiteral na atualidade e que os padres precisam de uma unidade de vida e saber administrar seu tempo com liberdade e responsabilidade para que os pensamentos e emoções negativas não os levem às feridas existenciais. É necessário ajudar os sacerdotes que se sentem rejeitados, não amados, abandonados e feridos a sentirem a proximidade de seus irmãos. Encerramos o dia com uma confraternização.

Iniciamos o último dia com a Oração das Laudes. Logo após os avisos foi realizada a leitura da Carta do 36º ERP. A seguir vieram os encaminhamentos para o 17º Encontro Nacional de Presbíteros e a escolha dos delegados. Concluímos com a Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo.

O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de experiências. Na avaliação final lembramos a desafiadora situação religiosa, social e política do nosso país, que assola principalmente os mais vulneráveis, e que nos aflige como pastores. Desejamos que o Espírito Santo nos conduza, sob o manto protetor de Nossa Senhora Medianeira, ilumine e sustente na missão de cuidar de nós presbíteros e do rebanho que nos foi confiado.

São Leopoldo, 15 de novembro de 2017.

Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 3

Publicada em 05/12/2017 às 08:04:03