Diocese de Cruz Alta se despede do Pe. Laércio e dá boas vindas a dois novos padres

Padres Genuir e Jocemar assumem como pároco e vigário paroquial no Salto do Jacuí

O ano de 2018 trouxe mudanças, também, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, do Salto do Jacuí. O Pe. Laércio Rodrigues dos Santos, SAC, depois de quase 4 anos na Diocese de Cruz Alta, foi designado pela sua congregação para assumir como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Deodápolis da Diocese de Dourados no Mato Grosso do Sul. Em seu lugar assume o Pe. Genuir Marmentini, como pároco e, o Pe. Jocemar Malinoski, como Vigário Paroquial. O Pe. Genuir é natural de Planalto, nascido em 25/01/1957 e ordenado padre em 04/12/1983. Já o Pe. Jocemar é natural de Francisco Beltrão, nascido em 23/01/1982 e ordenado padre em 28/10/2012.

Conversamos com o Pe. Laércio para saber um pouco mais sobre sua trajetória e lembranças que levará da Diocese de Cruz Alta.

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória:

Pe. Laércio: Após o término da minha formação no seminário no Colégio Máximo Palotino em Santa Maria – RS bem como a conclusão do Curso de Teologia na Faculdade Palotina dos Padres e Irmãos Palotinos e um ano de Estágio Pastoral realizado no Mato Grosso do Sul, fui designado pelo nosso Superior Provincial para trabalhar na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes do Salto do Jacuí – RS paróquia esta pertencente à Diocese de Cruz Alta. Minha chegada nesta paróquia aconteceu no dia 01 de fevereiro do ano de 2014 (vésperas da 62ª Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes). Cheguei ainda como professo temporário, pois logo no mês seguinte faria a minha Consagração Perpétua a Deus na Comunidade dos Padres e Irmãos Palotinos e, também, seria ordenado Diácono da Igreja neste mesmo mês (a celebração de minha ordenação diaconal aconteceu na Paróquia São Cristóvão da cidade de Nova Alvorada do Sul – MS, onde realizei o meu ano de Estágio Pastoral em 2013). Após ser ordenado diácono, exerci o meu ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes no Salto do Jacuí até novembro de 2014, pois, em dezembro deste mesmo ano fui ordenado presbítero na Paróquia São Lucas na cidade de Presidente Prudente – SP, minha paróquia de origem. Ao ser ordenado padre, continuei trabalhando na paróquia em Salto do Jacuí, primeiramente como Vigário Paroquial junto com o Pe. Romildo Gerardi, e em março de 2016 assumi a paróquia como Pároco da mesma permanecendo até o presente momento antes de minha transferência.

Como foi sua acolhida na Diocese de Cruz Alta?

Pe. Laércio: Neste tempo em que exerci o meu apostolado nesta Igreja Particular da Diocese de Cruz Alta fui muito bem acolhido por todos. Aqui aproveito para registrar o meu agradecimento aos padres da diocese, ao nosso querido Bispo Dom Adelar Baruffi excelente pai e pastor, aos leigos das diversas pastorais, movimentos e serviços, que durante este período fui conhecendo, fazendo amizades, estreitando os laços, formando família de Deus em benefício do Reino. O meu muito obrigado pela acolhida calorosa nesta diocese no decorrer de minha missão na paróquia em Salto do Jacuí e na Diocese de Cruz Alta. Que as experiências compartilhadas no caminho até aqui, sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar juntos ao destino projetado: O céu.

Que lembranças leva da Paróquia N. Sra dos Navegantes e da Diocese de Cruz Alta?

Pe. Laércio: Três coisas importantes que levo comigo tanto da Paróquia do Salto do Jacuí bem como da Diocese de Cruz Alta: A primeira é que temos a graça de ter em nossa igreja muitas lideranças de bom engajamento e de muita luta. Sinal de Igreja Viva! Temos também a graça de ter um grande Pai e Pastor, o nosso Bispo Dom Adelar que tão bem conduz o seu rebanho. Levo comigo o seu testemunho de humildade, simplicidade e por ser esta presença tão forte e significativa que nos confirma na fé, nos orienta no caminho do bem e infundi em nós pensamentos e gestos de esperança, nos convidando ao seguimento fiel de Jesus na sua Igreja. Por fim, levo comigo toda a organização pastoral da Diocese de Cruz Alta através de seu Plano Diocesano de Ação Evangelizadora que nos dá um norte para desempenhar bem todo o nosso trabalho apostólico.

Para onde irá e quais serão suas atribuições?

Pe. Laércio: Minha missão após a minha partida da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes do Salto Jacuí continuará como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Deodápolis da Diocese de Dourados no Mato Grosso do Sul. Como acentuei no inicio de minha fala, cheguei ao Salto do Jacuí em plenos preparativos para a tradicional romaria da paróquia e partirei pra outra missão encerrando a minha passagem por esta paróquia também num clima de romaria, e, no dia 09 fevereiro deste ano, assumirei uma outra paróquia também dedicada a Mãe de Deus e nossa Mãe. Portanto, peço a Ela que continue amparando e protegendo os meus passos para que assim continue sendo um fiel seguidor e servidor de seu Filho Jesus. Assim seja!

Por: Greice Pozzatto/Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta

com a colaboração de Dominicke Flores/Pascom Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes

Publicada em 08/02/2018 às 08:57:34