66ª Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes reúne cerca de 4 mil fiéis no Salto do Jacuí

Um domingo de sol e muita oração reuniu cerca de 4 mil fiéis  que participaram da missa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, no Salto do Jacuí, promovido pela Paróquia que leva o nome da Santa, sua padroeira. A programação iniciou com a romaria fluvial onde, pelas águas do rio Jacuí, a imagem de Nossa Senhora foi trazida até as margens do balneário municipal, aguardada por milhares de fiéis.

A missa campal da 66ª Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes foi celebrada no balneário, presidida pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Busin, e concelebrada pelos padres da paróquia, o Pe. Laércio Rodrigues das Santos – que nos próximos dias segue para o Mato Grosso do Sul – e os padres Genuir Marmentini e Jocemar Malinoski, Pároco e Vigário Paroquial, respectivamente, cuja posse está prevista para o dia 11 de março, e o padre Airton Dalazen, que esteve acompanhando Dom Adilson.

Um dos momentos de muita emoção foi a colocação do manto na imagem de Nossa Senhora, pelas mãos do Pe. Laércio, idealizador do ato, e da coroa, pelas mãos da Irmã Vera Richter.

A procissão seguiu por terra até a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, onde foi dada a bênção aos romeiros que, posteriormente, participaram de um almoço e festejos populares.

Dom Adilson comparou os romeiros à mensageiros da paz, especialmente neste ano em que será trabalhada na Campanha da Fraternidade a superação da violência. “Que pela intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes, todos estes romeiros, muitos descalços, sejam os mensageiros da paz. A paz que tanto queremos”, destacou.

Emocionado, o Padre Laércio Rodrigues dos Santos, que depois de quatro anos se despede da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, aproveitou para agradecer a todos pelo carinho no período de convivência. “Foram 4 anos no Salto do Jacuí, mas 15 anos no RS. Digo que sou um paulucho, um paulista gaúcho, pois fui aqui muito bem acolhido e levarei boas lembranças. Que Nossa Senhora dos Navegantes cuba a todos com seu manto sagrado”, disso o padre.

Reportagem: Greice Pozzatto e Dominicke Flores/Pascom

Fotos: Greice Pozzatto