Dom Adelar participa da reunião do Conser-S3 em Cidreira

Notícia: O Conselho Episcopal Regional Sul 3 (CONSER-S3), que reúne os bispos das 18 dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul, realiza duas assembleias ordinárias por ano. Neste ano, a segunda Assembleia aconteceu em Cidreira, na Casa Tiberíades, nos dias 05 a 07 de dezembro. A programação, que iniciou à noite do dia 05, encerrou com almoço no dia 07. Dom Adelar Baruffi, bispo da Diocese de Cruz Alta, esteve presente no encontro. O encontro, que contou com a coordenação de Dom Jaime Spengler, presidente do Regional Sul 3.
 Segundo Dom Adelar, dois foram os objetivos principais. O primeiro foi o encontro fraterno dos bispos, onde também os bispos eméritos foram convidados. “Cada bispo, que tem a responsabilidade pela porção do povo de Deus que a ele foi confiada, sabe que pode contar com a amizade e o auxílio fraterno dos irmãos de caminhada. O encontro tem este caráter muito fraterno, de comunhão, oração e partilha da vida de cada Diocese”, explica. Em segundo lugar, continua o Bispo, foi realizada uma revisão do Regulamento do Conselho, segundo a realidade local e as orientações da Conferência Nacional dos Bispos. “Todos os bispos tiveram oportunidade de partilhar as atividades próprias da comissão pastoral da qual é bispo referencial no Estado”, ressalta. Também, foram encaminhadas as atividades e o calendário do Regional para 2017.
 Durante a assembleia foram redefinidos os bispos referenciais de cada dimensão ou pastoral. Dom Leomar Brustolin foi indicado para acompanhar a Pastoral da Comunicação. Dom Leomar já é o referencial da Comissão de Cultura, Educação Ensino Religioso e Universidades e também da Comissão para a Doutrina da Fé.
 Na Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como bispo referencial Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, foi indicado para acompanhar as Pastorais da Saúde, da Sobriedade e DST/AIDS. Também dentro das Pastorais Sociais, Dom Liro Meurer, bispo de Santo Ângelo, irá acompanhar a Pastoral da Criança.
A próxima assembleia de final de ano acontecerá na Diocese de Caxias do Sul
REUNIÃO COM OS ECÔNOMOS
 Na segunda-feira, dia 05, à tarde, aconteceu a reunião dos bispos com os ecônomos de todas as dioceses do Regional, em Porto Alegre, na sede da CNBB Sul3. Foram discutidos assuntos referentes à administração das dioceses. Da Diocese de Cruz Alta, participou, juntamente com o Bispo Dom Adelar Baruffi, o Ecônomo, Vanderlei Pereira Franco.

Greice Pozzatto/Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta
com informações da CNBB Regional Sul 3