Diocese de Cruz Alta disponibiliza material de divulgação da 40ª Romaria da Terra

Já está disponível nas paróquias da Diocese de Cruz Alta o material de divulgação da 40ª Romaria da Terra, que acontece no dia 28 de fevereiro, na Fazenda Annoni, pertencente à Paróquia Santo Antão, em Pontão, na Área Pastoral de Sarandi da Arquidiocese de Passo Fundo – primeira ocupação brasileira de famílias organizadas dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. 

A edição comemorativa do evento, que acontece sempre na terça-feira de Carnaval por ocasião do aniversário de morte de Sepé Tiaraju, será norteada pelo tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas” e pelo lema “Terra de Deus, terra de irmãos”.

O evento está sendo organizado desde o mês de maio de 2016 por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III, da Arquidiocese de Passo Fundo e do MST que, em reuniões ampliadas, debateram sobre a atual situação agrária do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço.

Acampamento da Juventude

Jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam do Acampamento da Juventude que, desde 2005, faz parte da Romaria e busca debater, refletir e celebrar o tema proposto pelo evento a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento, espaço sócio-político-formador que surgiu por iniciativa da própria juventude, acontece, neste ano, nos dias 26 e 27, na área 01 da Fazenda e vai refletir o tema “Juventude construindo projeto popular” e o lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome” – em memória à Roseli Nunes, militante da luta pela terra morta em um protesto, em 1987 -. Os jovens serão envolvidos em diferentes plenárias, falas e exposições, além de oficinas práticas. Também, participarão, de uma noite cultural e da Celebração dos Mártires, ponto alto dos momentos de espiritualidade, nos quais farão memória aos irmãos e irmãs que tombaram lutando por justiça, direitos, igualdade, terra, pão, vida em abundância.

Programação

A programação da Romaria será composta por diferentes momentos de debates, integração e espiritualidade, pautando sempre questões ligadas à terra, valorizando de forma especial os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar através da Feira da Reforma Agrária.

26 e 27 de fevereiro: Acampamento da Juventude da Romaria da Terra

28 de fevereiro: Romaria da Terra

7h - Acolhida

9h -Início da caminhada – celebração

12h - Almoço Partilhado

15h30 - Mística de Envio dos romeiros


Fonte: Informações retiradas do texto da PASCOM/

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Publicada em 20/01/2017 às 14:09:52

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920