Coletiva de imprensa deve marcar lançamento oficial da Campanha da Fraternidade na Diocese de Cruz Alta

Desde o final de 2016, a Diocese de Cruz Alta já se prepara para a Campanha da Fraternidade 2017. Ainda no dia 10 de dezembro, realizou o encontro de estudos sobre o tema deste ano: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da visa” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A exemplo do que acontece em todo o Brasil, o lançamento oficial da campanha, na Diocese, será no dia 1º de março. O início está previsto para as 15h, na sala de reuniões da Cúria Diocesana, quando o Bispo, Dom Adelar Baruffi concederá entrevista coletiva aos veículos de comunicação locais e regionais.

Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha da Fraternidade 2017 tem como objetivo despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum. Também, se expressa concretamente pela oferta de doações em valores na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, dia 09 de abril. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade. Os recursos arrecadados são destinados, preferencialmente a projetos que atendem aos objetivos propostos pela CF 2017.

SUBSÍDIOS

Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos alguns subsídios, como: o texto-base, cartaz, CD com as músicas e hino da campanha, entre outros.  O texto base está dividido em quatro capítulos. A partir do método: ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

CARTAZ

Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Deus, nosso Pai e Senhor,

nós vos louvamos e bendizemos,

por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria

e o entregastes em nossas frágeis mãos

para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela

Casa Comum.

Cresça, em nosso imenso Brasil,

o desejo e o empenho de cuidar mais e mais