Atividades do Seminário Propedêutico iniciam no dia 25

Inicia no dia 25 de fevereiro, as atividades do Seminário Propedêutico da Diocese de Cruz Alta, situado na Paróquia São Pedro Apóstolo, no município de Ajuricaba.

De acordo com o Pe. Eliseu Lucas de Oliveira, Pároco e Formador do Propedêutico, os seminaristas irão residir na casa paroquial. Nos dias de semana haverá um tempo de estudos sobre diversos assuntos que contemplam as diferentes dimensões da formação: formação humana, liturgia, Bíblia, catecismo, história da Igreja, elementos da realidade entre outros. Também conduzirão trabalhos manuais, leituras, conversas com o reitor, direção espiritual e atividades físicas. Nos sábados e domingos, acompanharão as atividades pastorais da paróquia São Pedro Apóstolo, em Ajuricaba e Nova Ramada.

O Pe. Eliseu explica que, a etapa do seminário denominada Propedêutico é o momento em que o jovem está saindo de um trabalho no grupo vocacional, na comunidade de origem, e passa a morar em um ambiente próprio, com outros seminaristas e um padre que os acompanhará, para que, juntos, vivam um tempo privilegiado de formação humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária.Este tempo visa especificamente o discernimento vocacional, ajudando o seminarista a purificar e solidificar o chamado de Deus que o moveu a ingressar no Seminário para ser padre.

Segundo ele, na dimensão humano-afetivo, a intenção é promover o amadurecimento integral do seminarista, a fim de se construir futuramente personalidades humanas sadias. Na dimensão comunitária, o objetivo é o amadurecimento da consciência da comunhão no discipulado de Jesus Cristo, participando da vida da Igreja particular e universal. Na dimensão Espiritual, a rotina diária de oração, bem como, as celebrações da eucaristia, retiros e meditação visam introduzir ao mistério da salvação, condições para o encontro com Jesus Cristo (experiência de Deus que conduz ao discipulado pela conversão). Na dimensão Pastoral-missionária, o propedêutico conduzirá para o conhecimento e exercício de uma pastoral missionária encarnada na realidade da Igreja Particular, em pastorais específicas e nas comunidades, formando verdadeiros servidores de Cristo Bom Pastor. A dimensão Intelectual buscará o crescimento do seminarista em sua qualificação e competência atual, para que sejam verdadeiros pastores do Povo de Deus, com gosto e hábito pelo estudo individual e em grupo. “Nesse itinerário, o formando percorrerá um crescente processo de discernimento vocacional”, explica.

“A retomada do Seminário Propedêutico e o funcionamento, desde o ano de 2016, de três Grupos Vocacionais, são uma grande esperança para nossa Diocese. Há um comprometimento dos padres, religiosas, seminaristas e animadores vocacionais leigos em despertar e acompanhar as vocações. Em todas as celebrações da Palavra e da Eucaristia reza-se pelas vocações. Temos certeza que o Senhor da Messe continua a mover os corações dos jovens para doar sua vida no anúncio do Evangelho”, completa o bispo diocesano, Dom Adelar Baruffi.

Publicada em 21/02/2017 às 15:15:35