Diocese de Cruz Alta se prepara para participar da 40ª Romaria da Terra

Notícia: As paróquias da Diocese de Cruz Alta já estão se organizando para participar da 40ª Romaria da Terra, que acontece no dia 28 de fevereiro, na Fazenda Annoni, em Pontão.  Em Cruz Alta, as paróquias Divino Espírito Santo - Catedral, Nossa Senhora de Fátima, Conceição e São Marcelino, estão trabalhando juntas na organização de uma caravana. O valor da passagem é de R$ 15,00.

A paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila Santana - Ijui está organizando ônibus para a Romaria. As inscrições devem ser feitas na secretaria da paróquia, com passagem gratuita aos romeiros. A saída será as 05h45min de frente a matriz via Santo Augusto.

As paróquias de Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho já lotaram um ônibus e uma van para a romaria.

Os interessados em participar ainda podem procurar as secretarias paróquias para mais informações.

A edição comemorativa do evento será norteada pelo tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas” e pelo lema “Terra de Deus, terra de irmãos”.

Acampamento da Juventude

Jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam do Acampamento da Juventude que, desde 2005, faz parte da Romaria e busca debater, refletir e celebrar o tema proposto pelo evento a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento, espaço sócio-político-formador que surgiu por iniciativa da própria juventude, acontece, neste ano, nos dias 26 e 27, na área 01 da Fazenda e vai refletir o tema “Juventude construindo projeto popular” e o lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome” – em memória à Roseli Nunes, militante da luta pela terra morta em um protesto, em 1987 -. Os jovens serão envolvidos em diferentes plenárias, falas e exposições, além de oficinas práticas. Também, participarão, de uma noite cultural e da Celebração dos Mártires, ponto alto dos momentos de espiritualidade, nos quais farão memória aos irmãos e irmãs que tombaram lutando por justiça, direitos, igualdade, terra, pão, vida em abundância.

Programação

A programação da Romaria será composta por diferentes momentos de debates, integração e espiritualidade, pautando sempre questões ligadas à terra, valorizando de forma especial os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar através da Feira da Reforma Agrária.

26 e 27 de fevereiro: Acampamento da Juventude da Romaria da Terra

28 de fevereiro: Romaria da Terra