Bênção da Cruz marca abertura do Tempo da Quaresma na Cúria de Cruz Alta

Marcando a abertura do Tempo da Quaresma, hoje, pela manhã, o Bispo Dom Adelar Baruffi, deu a bênção à Cruz de São Damião, que foi fixada na porta da Cúria Diocesana. Acompanhando o Bispo, esteve o Vigário Geral, Pe. João Bagolin, o Coordenador de Pastoral, Pe. Aldecir Corassa, e o Pe. Tiago Megier. A celebração contou, também, com a participação de integrantes da Equipe Diocesana de Pastoral e colaboradores da Cúria Diocesana.

O significado da Bênção da Cruz

Marcar as portas é uma prática antiga e bíblica. O povo de Deus recebeu de Moisés a orientação para a preparação da Páscoa. Como marco desse dia, a família israelita deveria sacrificar um cordeiro para a ceia pascal e, com o sangue do cordeiro, marcar a porta de sua casa, testemunhando que ali morava uma família fiel a Deus: Quem tivesse a casa marcada pelo sangue do cordeiro ficaria livre dos males e da morte na noite de Páscoa. E assim ocorreu.

Os cristãos são marcados com a Cruz de Cristo, o novo cordeiro sacrificado. Por isso, nesta Quaresma, vamos marcar a porta de nossa casa, indicando que somos fiéis a Cristo, pedindo que ele nos livre de todos os males e perigos.

Publicada em 10/03/2017 às 12:02:24