ECEP visa formar cidadãos capazes de compor uma análise crítica da sociedade

Inscrições seguem abertas até dia 31 de março

Diante da atual situação política e econômica do país, faz-se necessário a atuação comunitária e política de pessoas capazes de participar da vida política, com argumentos e engajamento eficiente nas diversas instâncias de controle social e políticas públicas. Pensando nisso, as Dioceses de Cruz Alta e Santo Ângelo, através de uma iniciativa da Província Eclesiástica de Santa Maria, promovem a 15ª edição da ECEP – Escola Cristã de Educação Política.

De acordo com a Coordenadora das Pastorais Sociais da Diocese de Cruz Alta, Cinara Dorneles, a ECEP é o “espaço” diocesano destinado a formação de agentes políticos a partir de princípios éticos e valores evangélicos. “Qualquer pessoa que possui identidade cristã pode fazer o curso e, também, aquelas lideranças comunitárias, dos movimentos sociais, da própria Igreja e pessoas que estão ou pretendam estar em exercício de mandato partidário. Este ano estamos na 15ª turma e pretendemos reunir pessoas de diferentes cidades que compõem as dioceses de Cruz Alta e Santo Ângelo”, destaca.

A escola tem como objetivo fazer o elo entre a vida política e os princípios cristãos, buscando preservar a ética e a boa conduta, considerando as mazelas existenciais as quais estamos vivendo. Além disso, ressalta Cinara, a escola não tem vínculo com um ou outro partido, embora busque formar cidadãos capazes de compor uma análise crítica da sociedade e engajados nas instancias decisórias.

Segundo ela, a situação política e econômica atual do país demanda atuação comunitária e política de pessoas capazes de participar da vida política e, para tanto, a paróquia deve estar atenta quem são estas pessoas e lideranças candidatas a fazer este curso e convidá-las a participar. O curso tem um investimento de R$ 200, podendo ser pago em 2 vezes.

Os interessados podem se inscrever através do site www.diocesedesantoangelo.org.br. As vagas são limitadas, sendo 50 para cada diocese. As aulas serão realizadas, geralmente no 1º e 3º sábado, das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

Aos participantes será fornecido certificado de Curso de Extensão Universitária de 100 horas, aos alunos que tiverem 75% de presença e realizado os trabalhos da ECEP.

Publicada em 30/03/2017 às 10:50:43