Santuário Diocesano terá missa todos os dias a partir de abril

Notícia: A partir deste mês de abril, o recém criado Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima contará com missa todos os dias, às 16 horas, com exceção das segundas-feiras. Também estão mantidas, nos dias 13 de cada mês, duas celebrações diárias, as 09h e às 16h. A informação é do padre Ari Braganholo, Reitor do Santuário. O padre adianta, ainda, que sempre antes de cada celebração, às 15h30min, haverá recitação do terço. 

Estas são algumas das novidades implantadas no Santuário. Conforme conta o Pe. Ari, para melhor atender aos fiéis que procuram o Santuário, estará atendendo, diariamente as confissões e aconselhamentos, das 09h as 11h30min e das 14h as 16h.

Os espaços da Sacristia e secretaria, que estão no mesmo prédio da capela, estão sendo readequados. A Sacristia recebeu móveis novos para acomodação das vestes e de todos os utensílios que são utilizados nas celebrações. Já secretaria, além de nova mobília, receberá nova pintura. Os corredores laterais da capela, que dão acesso a secretaria e velário, serão cobertos, sanando o problema enfrentado em dias de chuva.

Quanto ao espaço sagrado do Santuário, entorno do monumento, o cuidado tem sido freqüente e caprichado. “Com muito esmero, os três funcionários cuidam do local, mantendo um ambiente acolhedor e agradável, a fim de receber dignamente todos os peregrinos e visitantes”, reforça.

O padre Ari lembra que existe a Comissão Diocesana do Santuário, composta por um grupo de casais que, junto dele e do Bispo Diocesano, estuda formas de melhorar, cada vez mais, o local, tanto na questão pastoral como administrativa.

Via Sacra no Santuário

Entre as novidades deste ano está a realização da Via Sacra todas as sextas-feiras à noite, às 19 horas, durante o período da quaresma. A Via Sacra conta com a participação de fiéis de todas as paróquias da cidade, sendo que toda a comunidade é convidada a participar. 

De acordo com o Pe. Ari, a realização da Via Sacra no Santuário teve uma boa aceitação, visto que a comunidade está participando ativamente. Inclusive, conta com a participação dos catequizandos das paróquias da cidade. O trajeto é realizado no espaço do santuário, porém, em dias de chuva, é realizado dentro da capela.

Romaria de Fátima

O Santuário é o destino final do trajeto da grande Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima para os mais de 150 mil romeiros que participam todos os anos deste evento, realizado no mês de outubro. Para a romaria deste ano, já foi escolhido o tema e lema, que será: Maria, modelo de vida cristã e Lema: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5). 

CURIOSIDADES SOBRE O SANTUÁRIO

A imagem de N. Sra de Fátima que existe na capela do Santuário veio de Portugal, assim como uma ampola com água, existente na miniatura da Basílica de Fátima. O local, que é popularmente conhecido como "Santinha", está localizado na cidade de Cruz Alta e foi inaugurado em outubro de 1952. O Monumento de Nossa Senhora de Fátima está erguido sobre um pedestal de 32 metros de altura.

Em 09 de outubro de 2016, durante a 65ª Romaria de Fátima, foi lido decreto de criação do Santuário, onde o espaço no entorno do Monumento de Nossa Senhora de Fátima passou a ser denominado Santuário. No dia 05 de março, o Santuário teve empossado seu primeiro Reitor, o Pe. Ari Pedro Braganholo, durante celebração presidida por Dom Adelar Baruffi. 


Publicada em 31/03/2017 às 08:29:19

Mitra Diocesana - Rua Duque de Caxias, 729 - Cruz Alta RS, 98005-200 - (0xx)55 3322-6920